VOCÊ QUER SER UM DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS? A campanha hashtag#SetembroVerde, mês de conscientização para doação de órgãos, levanta essa pergunta.
Em parceria com a Artesp e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a Concessionária SPMAR divulga ao longo da rodovia a frase: “DOE ÓRGÃOS, DOE VIDA. AVISE SUA FAMÍLIA”.
Pela legislação vigente, nenhuma declaração em vida é válida, não há possibilidade de deixar em testamento, não existe um cadastro de doadores de órgãos e nem são mais válidas as declarações nos documentos de identidade e carteiras de habilitação e nem as carteirinhas de doador.
Quem deve e pode autorizar a doação em caso de morte encefálica, é a sua família que, para tomar essa decisão, precisa estar ciente de que você quer doar seus órgãos e/ou tecidos.
Por isso, a única forma de ser um doador pós-morte é discutir o assunto, em vida, com os seus familiares, o que permitirá também a todos que participarem dessa conversa, revelarem-se doadores ou não doadores de órgãos.
Essa simples conversa, permitirá aos familiares, tomar uma decisão rápida e consciente, caso a situação se apresente. Doe órgãos! Doe Vida!