Atenção: Obras no pavimento do Trecho Sul. Faixa 3 e acostamento interditados entre os KM 66 e 64 sentido Régis Bittencourt

SPMAR comemora 9 anos de trecho Sul

uid_@spmar

10/03/2020

Com 61.4km, o trecho Sul do Rodoanel Mario Covas completa 9 anos sob gestão da SPMAR interligando as Rodovias Régis Bittencourt, Anchieta, Imigrantes ao maior anel viário do País.

Em pouco tempo, o trecho ganhou espaço na vida das pessoas e tornou-se trajeto diário para mais de 111 mil veículos, que passaram a contar com uma equipe de atendimento exclusiva, com mais de 97 profissionais cuidando diariamente da operação da rodovia, a fim de garantir que os motoristas tenham a melhor viagem possível.

Trecho Sul em números

A evolução nítida do trecho, durante esse período, é refletida pelo crescimento de 177% no número de usuários/dia. Saindo de um fluxo diário médio de 40 mil veículos em abril de 2010 para uma média de 111 mil veículos no mesmo período de 2019.

Em compensação, houve uma queda de 5% na ocupação de caminhões na rodovia. Antes veículos pesados representavam 30,68% da ocupação total, frente aos 25% do contingente atual.

Melhor caminhão ao Porto

A queda no fluxo de veículo pesados, ainda reflete a baixa percepção dos caminhões das reais vantagens de se utilizar o trecho Sul, principalmente como corredor logístico em direção ao Porto de Santos.   Ainda muitos motoristas vindos das regiões Norte e Sul do País, embutem no cálculo do planejamento logístico apenas o valor de pedágio e os 20 quilômetros a mais que percorrerão ao traçar uma rota pelo Rodoanel, como alternativa as marginais e utilização da cidade de  São Paulo como rota de passagem.

Ledo engano. Um teste prático mostra justamente o contrário. A média de velocidade num trecho do Rodoanel é de  57 km/h, o trajeto por dentro da cidade fica em torno de 24km/h, principalmente devido as intervenções de semáforos e congestionamento. E o famoso “anda e para” da cidade impacta mais do que um cálculo simples pode sugerir. É necessário considerar o maior consumo de combustível, o desgaste dos pneus, de freios e dos fluídos, que ao final das contas pensam muito mais no bolso do que a utilização dos 20 quilômetros em velocidade constante.  Sem contar, o impacto que os caminhões pesados geram quando percorrem as ruas das grandes cidades.

Queda de acidentes

Desde o inicio da operação sob gestão da SPMAR houve uma queda de 39 % na media de acidentes registrados a cada 100 mil veículos.

Em 2010, data da abertura da via, havia um registro de 4,29 acidentes. Após seis meses da gestão da concessionária foi detectada uma queda para 3,34%, sendo hoje registrado 3,07acidentes a cada 100 mil veículos.

Atendimentos

A equipe o Centro de Controle Operacional (CCO) e viaturas são responsáveis pelo monitoramento 24 horas da via e pelo apoio ao atendimento ao usuário.

O reflexo disso pode ser verificado em números. No último ano a concessionária atendeu:

  • 32.026 socorros mecânicos;
  • 1024 atendimentos de cargas especiais;
  • Realizou captura de 123 animais da rodovia;
  • Atendimento de 707 usuários envolvidos em acidentes e cerca de 296 removidos pela ambulância aos hospital;
  • 411 atendimentos médicos a usuários;
  • 774 ocorrências de detritos retirados da rodovia sendo 10.6992  retirados sobre faixa de rolamento. Média de 1.341 detritos por mês e 486objetos retiradas sobre a faixa de rolamento mês, sendo que a maioria desses objetos eram ressolagem de pneus.

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