A Concessionária SPMAR atua na administração dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas e, com isso, é responsável pela gestão de 76% do Rodoanel Metropolitano de São Paulo em operação. A SPMAR atua, desde 2011, na administração do Trecho Sul e, a partir de 2014, passou a administrar também o Trecho Leste, obra construída sob sua gestão. Atualmente, a concessionária tem como maior desafio proporcionar aos usuários do Rodoanel os mais altos padrões de qualidade viária e que, ao mesmo tempo, contribuam para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
TRECHO SUL DO RODOANEL
Com 61,4km de extensão, o traçado do trecho Sul vai do km 30 ao km 86 do Rodoanel Mario Covas, somando 4 quilômetros de prolongamento até a Avenida Papa João XXIII. Sendo cortado pelas rodovias Régis Bittencourt (no entroncamento com o Trecho Oeste) no km 30; Imigrantes no km 70 e Anchieta no km 75, além da Av. Papa João XXIII e o Complexo Jacu Pêssego, em Mauá, localizada após o km 4 do prolongamento do Rodoanel.
A atuação do trecho Sul vem contribuindo fortemente para a redução do movimento de caminhões nas Marginais Pinheiros e Tietê, que normalmente são utilizadas para chegar às rodovias que levam até o Porto de Santos. Ou seja, o Rodoanel colabora para a melhoria do trânsito dentro da cidade de São Paulo e, consequentemente, com a redução de manutenção dessas vias especialmente por conta do peso transportado por esses veículos.
TRECHO LESTE DO RODOANEL
Com 43,8 km de extensão, é a principal ligação entre o maior porto do Brasil, em Santos, e o maior aeroporto do País, localizado em Guarulhos, por conectar o Trecho Sul e o sistema Anchieta/Imigrantes com a SP 066 e as Rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Com o Trecho Leste, a cidade de São Paulo ganha também uma alternativa que desafoga o tráfego do Corredor Jacu-Pêssego, que liga a Zona Leste da Capital à região do ABC. O Trecho Leste passa pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mauá, Poá, Ribeirão Pires e Suzano, promovendo a ligação entre os municípios da região metropolitana de São Paulo, como o Alto Tietê, região formada por 10 cidades e conhecida como “Cinturão Verde” do estado.
A SPMAR tem como desafio viabilizar soluções em infraestrutura que proporcionem aos usuários do Rodoanel os mais altos padrões de segurança e que ao mesmo tempo, contribuam para o desenvolvimento sustentável do nosso país.
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