No último sábado, dia 05/05, cerca de 25 alunos do 10º semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Supervisionados pelo Professor Yoshiharu Yshii, os estudantes realizaram uma visita técnica nas obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, administrado pela Concessionária SPMAR, onde será feita a conexão com o Trecho Norte da rodovia.
A visita foi orientada pelo Engenheiro Bruno Cezário e teve como foco o concreto protendido no canteiro de obra.
Concreto protendido é uma técnica de execução difundida no Brasil e utilizada para aumentar a resistência do material, que consiste basicamente em dar tensão aos cabos de aço antes da cura do concreto. A ideia é melhorar a resistência do material, minimizando os impactos das ações externas, visando reduzir as chances de fissuras.
O grupo pode conhecer a dinâmica da obra, fases e etapas concluídas ou próximas da conclusão, e ainda vivenciar a futura profissão na prática.
SPMAR – A Concessionária SPMAR atua na administração dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, sendo responsável pela gestão de 76% do Rodoanel Metropolitano de São Paulo em operação.
Trecho Sul – do km 30 ao km 86 do Rodoanel Mario Covas, liga os Trechos Leste e Oeste do Rodoanel. O Trecho Sul tem acesso pelas rodovias Régis Bittencourt (entroncamento com o Trecho Oeste) no km 30; Imigrantes no km 70 e Anchieta no km 75, além da Av. Papa João XXIII, em Mauá, no km 86.
Trecho Leste – do km 86 ao km 130 do Rodoanel Mario Covas, liga os Trecho Sul à Rodovia Presidente Dutra. O Trecho Leste tem acesso pela via de ligação com a Av. Papa João XXIII, em Mauá, no km 86; pela Rodovia Henrique Eróles – SP066 (km 115, em Suzano); pela Rodovia Ayrton Senna – SP070 (km 124 em Itaquaquecetuba) e pela Rodovia Presidente Dutra – BR116 (km 130 em Arujá).