Análise de dados sobre acidentes geraram programas de orientação preventiva para os profissionais da estrada
Comemorado no dia 25 de julho, o dia do motorista celebra os profissionais que transportam mercadorias e pessoas, uma classe que movimenta as estradas de Norte ao Sul e têm no apoio das concessionárias de rodovia um importante aliado.
Principal corredor logístico do Brasil, os trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas recebem 50 mil veículos pesados por dia, um fluxo de profissionais que cruzam o País transportando cargas.
Quando se olha para todo esse contingente, se entende o quanto faz diferença uma rodovia ser pensada para a circulação de caminhões com mercadorias. No caso do Rodoanel essa estratégia fica evidente nos detalhes da operação, desde o piso de concreto projetado para receber veículos carregados até a logística de rápido socorro emergencial, com bases de apoio localizadas a cada 20 quilômetros e guinchos para veículos pesados à disposição 24 horas por dia, o que comprova a tese de que essa é uma rodovia que respira transporte de cargas:
“Gerar qualidade ao nosso motorista parceiro é um dos objetivos da nossa atuação. Investimos na estrutura para recebê-lo bem todos os dias e poder auxiliá-lo com apoio em qualquer eventualidade”, afirma Marcelo Afonseca, diretor executivo da Concessionária SPMAR.
Na prática isso significa uma prestação de serviço abrangente e efetiva. O tempo médio para um socorro por guincho pesado registrado pela SPMAR é de quatro minutos, contando da comunicação da ocorrência até a chegada do apoio, um auxílio rápido que dificilmente se repetiria numa grande avenida de uma cidade brasileira.
Porém, o que tornou o Rodoanel nos últimos anos a melhor escolha para quem circula com cargas são os programas de apoio a quem vive na estrada: “Esse é um conjunto de ações pensadas para uma manutenção preventiva, só que do profissional”, explica o gerente de operações Fausto Cabral: “Não adianta fazer a revisão no veículo, checar fluidos, freios, faróis e se esquecer da principal engrenagem do sistema, que é o motorista”.
A busca por entender esse dia a dia da estrada começa no cruzamento de informações que apontam a imprudência e o cansaço como as principais causas de acidentes nas rodovias. A análise desses dados geraram uma série de programas de apoio que funcionam na rodovia nos mais diversos horários e com as mais variadas abordagens.
Nas madrugadas quem dirige pelo trecho pode contar com o Programa Acorda Caminhoneiro, onde profissionais de saúde passam dicas para ajudar na jornada atrás do volante, combatendo os sinais mais comuns de imprudência, como o sono e o uso de celular durante a direção.
As condições de saúde de quem fica muito tempo nas estradas é uma preocupação realçada no programa Saúde nos Eixos que transforma as bases dos SAUs (Serviço de Atendimento aos Usuários) em centros de orientação preventiva para os motoristas que circulam pela rodovia. No local, as equipes de saúde oferecem variados atendimentos e tratam de temas como estresse, depressão e da importância de uma revisão preventiva da saúde do motorista, assim como se faz no seu veículo.
Já o Pit Stop Caminhoneiro é uma ação que foca em atender, com informações e serviços, aqueles motoristas que não conseguem um tempo para cuidar da sua própria saúde. A ação transforma os SAUs em mais do que um espaço para um breve descanso, permitindo aos caminhoneiros realizarem exames preventivos, passarem por consultar odontológicas ou mesmo receberem uma dose de vacina. Além disso, há sempre a presença de diferentes profissionais focados em auxiliar os condutores na criação de hábitos mais saudáveis na estrada. Todo esse universo de atendimento permitiu ao Rodoanel se tornar um espaço voltado para uma convivência positiva entre profissionais e rodovia. Um investimento estratégico da concessionária, cujo retorno acontece à medida que os motoristas absorvem a informação e passam a guiar com mais prudência. E tudo isso já reflete nos números da via, que segue se consolidando como um caminho cada vez mais seguro.