Mais de um milhão de motoristas profissionais ou estão com o exame toxicológico vencido ou não fizeram. Prazo expira no fim do mês e infração é considera gravíssima
A SPMAR iniciou, nos trecho Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, uma ação de alerta sobre o fim do prazo para realizar o exame toxicológico obrigatório na renovação da carteira de motoristas profissionais. A ação faz parte da campanha da Associação Brasileira de Concessionária de Rodovias (ABCR) e da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox).
A campanha contará com folhetos e cartazes nas bases de apoio, além de mensagens nos painéis posicionados ao longo da via, sempre reforçando a importância da obrigatoriedade do exame para motorista profissional das categorias C, D e E. Haverá ainda um reforço aqueles cuja habilitação tem validade entre janeiro e abril de 2024, as quais o prazo para realizar o exame toxicológico é até o dia 31 deste mês.
“A segurança na estrada diz respeito a todos nós. E nesse caso, a obrigatoriedade do exame aos profissionais da estrada é uma garantia a mais para aqueles que circulam pelo sistema viário” afirma Moscos Fonseca, diretor executivo da concessionária SPMAR.
Dados – Levantamento da ABTox mostra que mais de um milhão de motoristas profissionais ou estão com o exame toxicológico vencido ou não fizeram. De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após 30 dias do vencimento do exame toxicológico é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses, contados a partir da apresentação do resultado negativo para o uso de substâncias psicoativas.
São obrigados a realizar o exame os motoristas de caminhões e transportes de passageiros, conforme as categorias de habilitação enquadrados. Quando o resultado do teste apresenta resultado negativo, a situação do condutor é atualizada automaticamente com a publicação do laudo no Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH). Mais informações no site da ABTox: https://abtox.org.br/.