Reunião teve a apresentação de dados dos primeiros relatórios obrigatórios enviados pelas concessionárias para a Cetesb.
O encontro foi realizado pra tratar de novos procedimentos e reavaliar a norma, DD nº 141/2018, que a CETESB e Departamento de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente publicaram o ano passado, buscando minimizar o impacto das Rodovias do Estado de São Paulo sobre a fauna silvestre e doméstica.
“É uma iniciativa das mais louváveis já vistas pelo poder público, especificamente a Diretoria e o Setor de Avaliação de Empreendimentos de Transportes Rodoviários da CETESB, com eventos assim se cria uma forma de trabalhar, entre Estado, Concessão e Sociedade, extremamente produtiva, no fim além dos animais e as pessoas saem ganhando muito.” explica Alessandro Chioatto, gerente de Meio Ambiente da Concessionaria SPMAR.
A DD tem como meta final a redução de animais atropelados nas Rodovias. Qua atualmente no Brasil chega a, estarrecedores, mais de 2 milhões de seres por ano (https://oglobo.globo.com/sociedade/mais-de-2-milhoes-de-animais-morrem-atropelados-em-rodovias-todo-ano-diz-estudo-23947507).
Para isso a DD busca padronizar os critérios de procedimento dos operadores de estradas e definir os critérios de cobrança de fiscalização dos agentes públicos (Policia Ambiental, MP, CETESB, DeFAU, ARTESP, Vigilâncias Sanitárias).
Busca também dar uma destinação mais adequada as carcaças de animais mortos, definir onde pode ou não pode enterrar animais e incentivar uma destinação mais nobre aos animais silvestres mortos nas vias atropelados ou outros. Forçando que os operadores levem o material a centros de educação e pesquisas.
Por fim identificar os locais com mais atropelamento de Fauna Silvestre e buscar medidas eficazes que diminuam as ocorrências, mediar uma conciliação para que se construam mais passagens de fauna e que a ARTESP verifique a necessidade de reequilibrio dos contratos para fazê-las.
Alessandro comenta, “Com relação ainda a proteção da Fauna Silvestre os Trechos Sul e Leste do Rodoanel mantém mais de 24 passagens de fauna conectando fragmentos florestais, dotadas de cerca de 10.000 metros de cerca direcionadora à essas passagens, bem como mais de 100 pontes e viadutos e um longo trecho elevado com cerca de 13 quilômetros sobre a APA da Várzea do Rio Tietê e Várzea do Rio Guaió, possibilitando assim a livre circulação sem o risco de contato com motoristas.
Como resposta, evitando inúmeras tragédias, acidentes e danos aos animais e motoristas, a Concessionária SPMar mantém uma equipe treinada de prontidão monitorando e realizando a rápida atuação dessa equipe de resgate, fundamentais para preservar a integridade do animal e do motorista que trafega pelo trecho, bem como apoio de uma consultoria formada por biólogos e veterinários que dão apoio nas questões relacionadas a fauna e ainda contrato com clínicas veterinárias que fazem o atendimento de animais feridos.”
Foto: Alex Bager